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O que é Geometria de Suspensão?

Para entender a Geometria de Suspensão considere que a suspensão dianteira do automóvel não é um sistema rígido, mas sim um sistema elástico que é assim construído para absorver os impactos da melhor forma possível.

A suspensão de um veículo tem como objetivo absorver irregularidades do terreno, proporcionando conforto ao motorista e aos passageiros.

Ocorre que, os pontos de fixação por não serem rígidos e, com a passagem do veículo por buracos, ondulações e irregularidades da pista, deslocam-se, ou seja, perdem a exata localização de sua fixação original.

Como essa fixação é toda feita através de parafusos ajustáveis, a geometria nada mais é do que uma regulagem desses pontos de fixação, para que as quatro rodas fiquem perfeitamente centralizadas formando um retângulo. Claro que na prática isso é quase impossível de acontecer, pois seria preciso um ajuste muito sensível que as máquinas de geometria não fazem. Por isso as montadoras especificam uma certa margem de erro. Todas as medidas são feitas com graus e milímetros, onde são verificados a distância entre-eixos, o cáster (medidas em relação ao eixo imaginário vertical) e o câmber (queda ou convergência das rodas, que é a distância entre a parte superior e a inferior da roda). Vale lembrar que em suspensões não-originais, ou seja, as rebaixadas, a ar e com molas tipo rosca, dificilmente atingem os parâmetros especificados.

Geometria de Suspensão

Elementos que envolvem a Geometria de Suspensão

Quando falamos em Geometria de Suspensão não nos referimos apenas ao alinhamento, e sim a todos os componentes da suspensão de um veículo. O alinhamento mantém o paralelismo do eixo com relação ao solo proporcionando uma maior dirigibilidade, otimizando o grau de esterção da direção.

A Geometria de Suspensão, além do alinhamento, compõe-se de ajustes determinantes para o bom desempenho quanto ao conforto, dirigibilidade, segurança, prolongando a vida útil dos pneus, evitando desgastes irregulares na banda de rodagem.

Para mantermos este bom desempenho é necessário averiguarmos outros graus de especificações determinados pelo fabricante conforme abaixo:

  • Alinhamento
  • Ângulo Incluso (SAI + câmber)
  • Ângulo direcional do eixo traseiro
  • Set Back (diferença do axial dos eixos)
  • Linha Geométrica Central
  • Raio de Giro
  • Linha direcional do eixo traseiro
  • Paralelismo Total
  • Vertical
  • Convergência
  • Divergência
  • Caster
  • Câmber
  • KPI ou SAI

Dicas de Geometria

Quando devo fazer a Geometria de Suspensão?

  • Em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo, ou pelo menos, a cada 7.000 km;
  • Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
  • Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
  • Quando o veículo tende a ir mais para um lado ou tem dificuldade de se manter na trajetória;
  • Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;
  • Na colocação de pneus novos.

Posso fazer a Geometria de Suspensão em qualquer veículo?

Sim. Os ângulos básicos e linhas de referência fazem parte do projeto de todos os veículos e tem por finalidade distribuir convenientemente o peso sobre as rodas, facilitando a divisibilidade e obtendo melhor desempenho.

E se eu não fizer a Geometria de Suspensão em meu veículo, quais danos podem ser causados?

Os danos que podem ser causados se a suspensão não estiver alinhada conforme os graus estabelecidos são os seguintes: os componentes da suspensão não têm a durabilidade ideal, o consumo de combustível terá um aumento significativo, o desgaste dos pneus será irregular, a rodagem será desconfortável, a estabilidade e segurança nas retas e em curvas serão reduzidas.

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