Notícias
Home » Notícias » 3 Dicas para economizar combustível durante uma viagem

29/03/2017

3 Dicas para economizar combustível durante uma viagem

Quem viaja com frequência sabe que os custos com combustível representam uma boa parte do orçamento do passeio. E parte desse custo, além do preço elevado dos combustíveis, no geral, acontece por falta de planejamento e de cuidado na hora de dirigir. A maneira que conduzimos o veículo nas ruas e estradas, influencia no consumo de combustível. E esse é só o primeiro ponto que devemos nos atentar.

Por isso, separamos 3 dicas importantes para você economizar combustível na hora de viajar. Vamos lá?

1. Pneus sempre bem calibrados

A primeira dica é em relação aos pneus, que devem estar bem calibrados, conforme as recomendações descritas no manual do veículo. A calibragem incorreta faz com que uma área maior do pneu toque o solo, aumentando a aderência e obrigando o motor a fazer mais força, e essa situação ocasiona o aumento do consumo de combustível, além do desgaste irregular do pneu.

2. Conheça o combustível mais adequado para seu veículo

Os motores flex dominaram o mercado brasileiro e, apesar da possibilidade de utilizarmos dois tipos de combustíveis, ainda temos que nos atentar para qual rende melhor no motor. 

Existem motores que são mais otimizados para fazer o etanol ter melhor desempenho que a gasolina, por exemplo, então é importante ficar atento ao consumo do seu carro, e não apenas ao preço cobrado na bomba.

Além de ser importante nos atentarmos para a regra dos 70% (quando o etanol não ultrapassa 70% do valor da gasolina, se torna, mais vantajoso), precisamos calcular o consumo “na ponta do lápis”. O planejamento de certo, e baseado nos números obtidos, é que vai mostrar qual tipo de combustível é mais econômico para seu caso.

3. Dirija com inteligência e cuidado

Nossa última dica é sobre direção. Durante o percurso da viagem, procure não forçar o carro além de sua capacidade, pois, além de colocar a vida da sua família em risco, você estará desperdiçando dinheiro sem obter qualquer benefício concreto. Respeite os limites de velocidade e não extrapole os limites de segurança do automóvel.

Conclusão

É muito importante o conhecimento sobre o veículo durante as viagens. Como pudemos ver, são pequenas atitudes, aliadas de um planejamento cuidadoso, que fazem toda a diferença nos custos com combustível. Por isso, siga nossas dicas e viaje com segurança e economia!

Se preferir, você pode agendar um horário, pelo nosso

Todos os direitos reservados - www.pippipneus.com.br
Confira todas as formas de pagamento: