Notícias
Home » Notícias » Quando preciso fazer geometria e balanceamento no carro?

15/02/2017

Quando preciso fazer geometria e balanceamento no carro?

Alguns cuidados simples com a manutenção da suspensão do seu carro, garantem que a vida útil de seus pneus aumente consideravelmente, além de aumentar a segurança durante a condução do veículo pelas vias. A geometria (ou alinhamento, como é conhecido em alguns locais), e o balanceamento  são essenciais para o bom desempenho de veículo, pois garantem o perfeito funcionamento das rodas e do sistema de direção. Sabe aquela sensação de ter “o carro na suas mãos”? A geometria e o balanceamento são os responsáveis. 

Mas você sabe qual a função da geometria e do balanceamento? Dá uma olhada logo abaixo  que vamos te explicar rapidamente.

Geometria ou alinhamento

A Geometria é o processo de alinhamento dos ângulos das rodas, para que essas possam trabalhar sem esforços, ganhando a aderência prevista no terreno e possibilitando que a direção do carro se comporte como os engenheiros projetaram na fábrica. Ao realizar esse tipo de manutenção, as rodas do seu veículo serão perfeitamente alinhadas. Esse processo garante que o carro poderá circular normalmente, sem forçar o sistema de direção.

O ideal é fazer uma geometria/alinhamento a cada 10.000 quilômetros, ou quando realizar alguma manutenção nas rodas, pneus ou na suspensão ou ainda, pegar algum buraco maior na via. Poucos realmente sabem disso, mas a geometria  deveria ser feita como uma troca de óleo. Com isso, garantiria a segurança de rodagem do carro como projetado na fábrica e a durabilidade dos pneus e suspensão. 

Quando for fazer geometria no seu carro, fique atento ao tipo de equipamento utilizado, pois existem alguns tipos inferiores e de baixa qualidade. Na Pippi Pneus, utilizamos o mais moderno sistema para o alinhamento, a geometria/alinhamento em 3D.

O sistema 3D é diferente dos outros. Essa tecnologia aumenta a precisão e ainda reduz o risco de perda de calibração dos equipamentos, já que os sensores estão fixos e os refletores nas rodas não precisam calibração. O alinhamento 3D deixa o carro com as características de fábrica. Legal né?

Balanceamento

O balanceamento consiste em garantir que o veículo esteja com as rodas perfeitamente equilibradas, através da utilização de pequenos contrapesos de chumbo nas rodas. Esse processo garante que a dirigibilidade seja melhorada, assim como a estabilidade do veículo.

O balanceamento deverá ser feito sempre que você sentir uma trepidação anormal no volante. Outra recomendação é fazer o balanceamento do carro ao executar a geometria/alinhamento dos pneus para ficar com o conjunto todo ajustado.

Rodas tortas, ocasionadas por buracos nas ruas, são um dos problemas na perda do balanceamento. Nos casos mais severos, as vezes é necessário concertar as rodas através de um serviço torno para conseguir corrigir o balanceamento.  

Conclusão

Muitas pessoas não dão a devida importância para esses 2 itens, porém, esses processos garantem que os pneus durem mais, que o consumo de combustível não seja ampliado e, principalmente, que sua segurança ao dirigir não seja comprometida.

Procure sempre um bom profissional para realizar estes serviços. Não comprometa a sua segurança e de sua família. Uma dica é procurar um autocenter, como a Pippi Pneus, pois terá a disposição, profissionais altamente qualificados, equipamentos de ponta e todos os serviços que você vai precisar para sua suspensão, rodas, freios e pneus.

Se preferir, você pode agendar um horário, pelo nosso

Todos os direitos reservados - www.pippipneus.com.br
Confira todas as formas de pagamento: