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31/01/2017

4 Dicas para manter a concentração dirigindo em viagens longas

O período de férias é o momento ideal para quem deseja realizar aquele passeio de carro que sempre sonhou. Em alguns casos, se tratam de longas distâncias que precisam ser percorridas de carro até que a pessoa possa chegar ao destino desejado.

Porém, nesse momento, todo o cuidado é pouco, já que um descuido no volante pode custar caro. 

Por isso, toda vez que for percorrer longas distâncias, procure estar com alguém que possa revezar a direção com você quando o sono bater ou quando o cansaço falar mais alto. Não esqueça que descansar, dormir e se alimentar são partes fundamentais dessa viagem e o limite de cada um deve ser respeitado. Evite exageros e loucuras no trânsito. 

Algumas dicas podem ser importantes para afastar o sono e a preguiça no volante. Leia a seguir 4 dicas que podem salvar sua viagem! 

1. Alimentação

Opte por ingerir alimentos que possam despertar seu paladar, como maça, limão e laranja. Coma e beba lentamente, para ficar sempre em alerta, a comida pode ser grande aliada para manter o corpo ativo e a mente concentrada. Jamais faça refeições pesadas antes de dirigir longas distâncias.

2. Barulho

A música também pode contribuir e ser uma grande aliada na hora de despertar, isso porque os sons e melodias são capazes de nos manter ligados. Por isso, escolha melodias mais agitadas e que possam causar uma sensação de agitação. Fuja das clássicas e românticas ou daquelas que podem dar sono. 

3. Converse

Conversar pode ser uma boa saída, sendo uma das principais funções do carona, além de dividir a quilometragem com você. 

Procure falar e conversar bastante, mantendo a cabeça em circulação o tempo inteiro e sempre que sentir o sono pesando, pare e troque de condutor. Às vezes, abrir a janela e sentir um pouco do vento também pode contribuir para despertar do sono. 

4. Movimente-se 

Esteja sempre em movimento. Quando possível se alongue ou mexa o pescoço de um lado para o outro, esticando e relaxando o corpo para que continue atento durante o percurso.

Alguns alimentos, como a goma de mascar, podem contribuir, já que nossa mente se manter focada em mastigar, fazendo com que a atenção destinada ao sono perca espaço em nossa cabeça e reações.

Lembre-se de respeitar os limites de seu corpo e apenas fazer exercícios, que exijam que você tire os olhos da estrada, se estiver com o carro parado. Boa viajem!

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