Notícias
Home » Notícias » Conheça os problemas que uma suspensão danificada traz para o carro

06/01/2017

Conheça os problemas que uma suspensão danificada traz para o carro

A suspensão é uma parte fundamental para qualquer veículo, pois sua função é manter a estabilidade do automóvel, além de absorver alguns impactos e garantir que as rodas permaneçam, juntas, no chão. 

Com diversas funções, é necessário dedicarmos atenção para o conjunto, composto das molas, amortecedores, barra estabilizadora, braço oscilante e pivô de suspensão, já que, se for danificado, poderá comprometer outras peças do automóvel.

Amortecedores

Um amortecedor com problema é facilmente identificável, pois ele produz um barulho característico (como um “soco” próximo das rodas) ao ser exigido. Como sua função é absorver os impactos do solo, esse item danificado pode sobrecarregar as molas e os pneus, além de aumentar a chance de acidentes.

Molas

As molas trabalham em conjunto com os amortecedores e são responsáveis em absorver a maior parte do impacto ocasionado pela direção. Qualquer problema nesse item ocasionará barulhos e falta de estabilidade na direção, além de sobrecarregar todo o sistema de suspensão e aumentar as chances de acidentes.

Barra estabilizadora

Responsável por interligar uma coluna de suspensão até a outra, sua tarefa é garantir a estabilidade em altas velocidades, tanto na reta, quanto em curvas. Obviamente, esse componente danificado ocasiona a falta de estabilidade do veículo e pode comprometer os amortecedores, rodas e as colunas de suspensão.

Pivôs de suspensão

Essa peça é responsável por interligar a carroceria às peças móveis da suspensão. Sua atuação é fundamental durante o processo de frenagem e aceleração, mas também nas curvas. Qualquer barulho pode indicar o comprometimento do item, por isso é importante resolver o problema rapidamente.

Braço oscilante

O braço oscilante é responsável por possibilitar o movimento horizontal da coluna de suspensão, que é ligada ao chassi. Além disso, ele serve como apoio aos componentes citados acima.

Qualquer tipo de ruído pode indicar problema nas buchas de borracha que compõe o sistema e ajudam a absorver o impacto.

Manter a manutenção do carro em dia é essencial para garantir a segurança durante a rodagem pelas estradas e vias da cidade. Por isso, suspeite de qualquer barulho ou vibração anormal na direção, e não permita que pequenos problemas se agravem e coloquem sua segurança (e de outros) em risco.

 
Se preferir, você pode agendar um horário, pelo nosso

Todos os direitos reservados - www.pippipneus.com.br
Confira todas as formas de pagamento: