Notícias
Home » Notícias » Entenda porquê a troca do óleo do motor não deve ser adiada

03/01/2017

Entenda porquê a troca do óleo do motor não deve ser adiada

Você sabia que o óleo de motor é fundamental para o funcionamento do carro? Ele é o responsável por garantir o bom funcionamento do motor, pois sua tarefa é lubrificar, garantindo que não ocorra um atrito excessivo durante o funcionamento evitando o desgaste dos componentes do motor, graças à viscosidade que compõe o produto.

Mas por qual motivo o óleo precisa ser trocado?

Como dissemos anteriormente, o óleo é um líquido viscoso, e essa viscosidade protege os componentes do motor. Com o uso rotineiro do veículo, o fluído acaba perdendo essa propriedade (viscosa) e a fricção entre as peças do motor tende a aumentar. Se isso for levado ao extremo, as peças serão desgastadas e o motor provavelmente será danificado. Por isso é tão importante manter a troca do óleo em dia.
 

E qual o prazo de validade do óleo no motor do carro?

Isso depende do tipo de óleo recomendado para o seu veículo, pelo fabricante. Óleos minerais tendem a durar menos (por volta de 5 mil quilômetros ou 6 meses dentro do motor), enquanto os sintéticos duram mais (por volta de 15 até 20 mil quilômetros ou 6 meses no automóvel). Também existem os óleos do tipo semi-sintético que suportam até 10 mil quilômetros de uso (ou 6 meses no motor).

É importante ressaltar que a troca, para todos os casos, deve ser feita quando a quilometragem máxima para cada tipo de óleo é atingida, ou quando o tempo da última troca atingir 6 meses. Nunca tente postergar a troca e fique sempre atento para o nível do óleo.

Fique atento também ao filtro de óleo!

Além do fluído, outro item que merece atenção é o filtro de óleo. Ele é responsável por garantir que impurezas não contaminem o óleo prejudicando o funcionamento adequado de algumas peças, como os pistões, por exemplo. A substituição desse componente é recomendada sempre que for necessária a troca do óleo, mesmo que sua aparência física esteja boa.

Conclusão:

O óleo é como o “sangue” do motor - em uma comparação com o corpo humano. Ele é responsável e fundamental pelo bom funcionamento de diversos itens mecânicos e garante que o veículo (e o motor) tenham condições de operar normalmente.

Como está o óleo do seu veículo? Verifique agora mesmo e evite transtornos e gastos indesejados. Em caso de dúvidas, estamos sempre aqui para te ajudar!

Se preferir, você pode agendar um horário, pelo nosso

Todos os direitos reservados - www.pippipneus.com.br
Confira todas as formas de pagamento: