Notícias
Home » Notícias » A importância do Alinhamento dos pneus

19/01/2015

A importância do Alinhamento dos pneus

Alinhamento e balanceamento são dois dos principais serviços de manutenção preventiva que os motoristas devem realizar em seus veículos. Fazendo esses procedimentos no tempo correto, se ganha mais eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança.

Hoje é a vez do alinhamento, saiba o que é e por que é tão importante para o veículo.

O termo alinhamento significa buscar o “Equilíbrio em Movimento” do veículo. Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e as linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro (gravidade, força centrífuga e força de viragem). Os três ângulos mais importantes considerados para o alinhamento são:

 

Cambagem – Ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo. 


Caster - Ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical.
Convergência ou Divergência - É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima).

A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros, mesmo que o condutor não sinta nenhum comportamento anormal no automóvel. Em contrapartida, deve-se verificar sempre que houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou veículo, for efetuado o rodízio de pneus, um pneu ou câmara de ar foi consertado devido a furo ou corte, houve choque forte contra obstáculo na pista ou em buraco causando empenamento do aro, perda de contrapeso de balanceamento do aro e/ou o pneu gastou excessivamente em pontos isolados. 
O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir sua vida útil, acarretando em prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros. 

 

Fonte: Site Bridgestone

Se preferir, você pode agendar um horário, pelo nosso

Todos os direitos reservados - www.pippipneus.com.br
Confira todas as formas de pagamento: